Tendo apresentado a membros do Wolf Pack semana passada, VF.com está trocando sua aliança com a dos vampiros. Em um dia frio, em Nova York, eu pegamos o ator Peter Facinelli, entre o seus compromissos “médicos” – ele interpreta um médico humano no seriado Nurse Jackie e um sanguessuga, o vampiro de 400 anos, Dr. Carlisle Cullen, em a Saga Twilight – para discutir como Nova Moon se diferencia do primeiro filme, Twilight, seu papel como uma figura paterna dentro e fora do filme, e o que ele realmente pensa de seus companheiros vampiros.

Como o patriarca do clã Cullen, que tem assumido um papel paternal semelhante com o elenco?
Você sabe, em Twilight eu sinto que eles olharam para mim como a figura do pai, mas porque nós ficamos tão próximos, eu sou mais de um irmão mais velho agora.

Houve uma diferença no modo como você interage como um elenco desde que você filmou Twilight?
Rob [Pattinson] tem mais seguranças pendurado ao seu redor! [Risos] Fora isso, realmente não. Nós realmente gostamos da companhia um do outro, e nós temos trabalhado muito nesse filme que nós realmente não tivemos tanto tempo para sair uns com os outros. Nós estamos trabalhando nestas longas horas e em seguida só vamos para casa. Geralmente apenas tentamos jantar juntos e, em seguida, voltar na manhã seguinte e fazer tudo novamente.

O que você diria que é a coisa importante que mudou na sua vida desde o início da franquia?
Estou viajando muito mais do que eu viajava e estou interagindo com muito mais pessoas. Os fãs nisso, eu não sei de que outra forma de explicar… é um fenômeno cultural. As pessoas vão realmente pegam avião para vê-lo. Às vezes eu faço esses eventos de caridade, e as pessoas voam para vir me ver. Estou realmente muito impressionado com a dedicação aos livros e ao cinema[dos fãs]. Eu sempre tive uma base de fãs com o trabalho que eu fiz, mas nunca como fanáticos como este.

Você parece muito dedicado a eles também, a julgar pela sua página do Twitter.
Sabe, eu amo me conectar com os fãs, porque eu sou um fã dos livros também. Eles são todos tão dedicados e maravilhosos comigo que eu adoraria ser capaz dar o retorno. Portanto, se parar para tirar uma foto ou dar um autógrafo em um livro coloca um sorriso em seu rosto, então isso me faz feliz também. Eu meio que saio do meu caminho para me certificar – se há fãs esperando do lado de fora do set – para tentar parar e dizer olá para eles antes de eu entrar na van. Leva cinco minutos para fazer as pessoas felizes. Adoro interagir com eles.

Você tem trabalhado constantemente desde o seu vinte e poucos anos – a mesma idade que alguns dos membros do elenco de Twilight tem agora. Você foi capaz de oferecer algum conselho para qualquer um deles, especialmente num momento em que eles foram subitamente para os holofotes?
Eu tive algumas conversas com alguns do elenco sobre suas carreiras, porque eu tenho trabalhado durante quinze anos. Eles estão apenas começando suas carreiras e, para muitos deles, esta é a sua primeira grande oportunidade. Eu acho que eles olham para mim e perguntam: Como você sustenta isso? É ainda um mistério para mim, também! Eu me sinto muito sortudo. Para mim, é sobre a longevidade e não apenas sobre um filme. Tem que ser um momento assustador para eles, porque este filme está dando muitas oportunidades. Cabe a eles para orientar esta jornada em uma carreira, e não apenas fazer parte de Twilight e ser ido embora. Eu olho para eles e, isto é muito assustador, ter que muito sobre os seus ombros tão rápido, mas eu acho que eles são realmente talentosos, muito inteligentes, e eu acho que eles vão ficar bem.

O que isso tem feito para sua carreira?
Eu fiz um monte de filmes e papéis diferentes, e este é um outro papel que eu gosto de interpretar. Estou ansioso para continuar a fazer muito mais. Isso definitivamente ampliou minha base de fãs, mesmo com minhas filhas. Durante muito tempo, elas não conseguiam ver nenhuma parte do trabalho que eu fiz por causa do conteúdo adulto.

Alguma de suas filhas viu Twilight?
Todas as três viram! Elas são das idades de doze, seis e três anos. Eles adoram. A de 12 anos tinha lido os dois primeiros livros, então ela adora o filme. Minha de 6 anos ama ainda mais, ela quer assistir o tempo todo! Agora, a de 3 anos, porque a de 6 anos de idade gosta, ela quer assistir o tempo todo também. Eu perguntei a ela o que ela gostava e ela disse: “Eu gosto das partes assustadoras.”
Elas conheceram o elenco? Elas ficaram animadas?
Minhas filhas são pouco afetadas. Eles não ficam com essa coisa de “estrela”. Para elas, são apenas “amigos do papai”, que é uma coisa boa.

 

Como a New Moon difere de Twilight?
Sabe, Twilight foi um filme independente. Foi muito filmado estilo documentário, o modo como Catherine [Hardwicke, diretora de Twilight] filma. Tem uma coisa crua nele, o que acho que é bom. New Moon é pouco nítida, tem um pouco mais de uma sensação de estúdio, mas ainda tem essa vantagem.

Que é como interpretar o mesmo personagem passando por três diretores diferentes?
Isso fica interessante. É emocionante, de uma maneira, porque cada diretor traz seu próprio sabor ao filme. Cada diretor tem a personalidade tão diferente então você tem que adaptar a sua maneira de trabalhar, mas eu tive experiências muito boas em todos os três. Às vezes é bom trabalhar com a mesma pessoa mais e mais, porque há uma familiaridade, mas estou acostumado a trabalhar com diretores diferentes. Em Nurse Jackie temos diretores diferentes em cada episódio. Eu gosto disso porque eles trazem idéias diferentes e faz você pensar em coisas que você talvez não tivesse pensado antes –  levando-nos a olhar de diferentes ângulos. Eu acho que é mais difícil para os diretores para entrar e tentar fazer estes filmes tão grandioso como foi Twilight e assumir a responsabilidade de começar a história precisa, em termos de contá-la a partir do livro. Então eles têm um elenco todo com que não lidaram antes, então eu acho que é mais difícil para o diretor.

Você tem muitos membros novos no elenco, também …
Nosso grupo é um grupo tão grande que todos somos tão acolhedores. É como ampliar a sua base familiar. Com os braços abertos, nós estávamos lá esperando. Eles saíram para jantar com a gente e assim se tornaram parte da família.

Falando em família, você poderia nos descrever cada um dos atores do clã Cullen em uma palavra, começando com Kellan Lutz?

Ok. [Risos] Atrapalhado!

Nikki Reed:

Complexa.

Jackson Rathbone:

Artístico.

Kristen Stewart:

Doce.

Elizabeth Reaser:

Demais.

Ashley Greene:

Ela tem um jeito de fada, ela é como uma fadinha—ela é tão leve. Ela é toda animada.

Rob Pattinson:

Mmm, Rob. Rob é uma boa. É difícil escolher uma palavra só. Tantas palavras vêm à mente! Sedutor, torturado … mas ele é um bom garoto. Qual é a palavra de um homem solidamente bom?

Sólido?

Sólido. Ele é. Ele é sólido.

Finalmente, qual sua palavra do dia?

Frio!